quarta-feira, 4 de novembro de 2009

REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS

Do conjunto dos sistemas chamados repositórios, os institucionais são o subconjunto mais numeroso e o mais importante. De acordo com uma das definições citadas, os repositórios institucionais são “um conjunto de serviços que uma universidade oferece aos membros da sua comunidade, para a gestão e disseminação de materiais digitais, criados pela instituição e pelos seus membros” (Lynch, 2003).
Os repositórios digitais emergiram no contexto da universidade e relacionaram-se com a introdução do Open Acess à literatura científica (SPARC, 2002). Arquivo próprio (individual) de artigos de jornais, em repositórios institucionais é uma das duas estratégias para o “Open Acess” (tal como se encontra definido no Budapest Open Acess Initiative - http://www.soros.org/openaccess/ - e em Open Access Journals) e é o caminho mais eficaz e rápido para alcançá-lo (Harnad, 2005).
Recentemente, existe um interesse crescente à volta dos repositórios em contextos de ensino e de aprendizagem e um número cada vez maior de recursos de aprendizagem ou de repositórios de objetos de aprendizagem está a ser desenvolvido e disponibilizado. Uma das razões para o aumento do número dos repositórios é a disponibilidade crescente de plataformas para alojar e desenvolver repositórios.
De fato, além das plataformas comerciais para repositórios gerais (como Digital Commons) ou das plataformas especializadas comerciais para repositórios de objetos de aprendizagem (como o Blackboard Content System, Desire2Learn or The Learning Edge) há diversas plataformas Open Source disponíveis.
Vale a pena notar que, ao contrário do que acontece com grande número de plataformas comerciais, a maioria daquelas plataformas de repositórios em Open Source executa um protocolo que melhora a visibilidade e o “openness” dos conteúdos que aloja e permite a interoperacionalidade entre repositórios e com outros sistemas de informação: os OAI-PMH, Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting (2002).

Nenhum comentário:

Postar um comentário